quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O dom do filho

     Tenho  aqui  comigo  o  livrinho  La  via  Humaine,  do filósofo francês contemporâneo André Comte-Sponville, a quem admiro muito. Em capítulos curtos, ele analisa com beleza as diversas etapas de nossa trajetória por este mundo, mesclando experiências pessoais com uma reflexão filosófica profunda. Num deles, intitulado "Em nome do filho", ele reflete que só existe família a partir do momento em que há um filho, que um casal sem filhos é apenas isso, um casal, não uma família, ao passo que um progenitor que cria um filho sozinho é evidentemente uma família. E a relação de uma família com o filho é  - ou deveria ser - de abertura para o mundo, generosidade, liberdade:

     A  família,  que  dá  tudo  ao  filho,  termina  assim  por dar o próprio filho. Para quem? Para outro homem, outra mulher, por certo, mas também - em primeiro lugar e sobretudo - para ele mesmo. É esse o último dom, o mais belo, o mais difícil, que se chama liberdade.

     Você  é  filho  de  uma  família  que  se  desfez,  mas nunca deixou de ter a sua família. Embora distante, tenho buscado exercer o papel de pai da forma possível, acompanhando seu desenvolvimento, dialogando com você, negociando a definição dos seus limites, fornecendo-lhe suporte econômico, inteirando-me do cumprimento de suas responsabilidades, participando de momentos de prazer com você. Num tempo em que se fala tanto sobre felicidade e que nos apresenta tantas fórmulas para sermos felizes, parece-me que, em grande medida, minha felicidade hoje está atrelada a sua própria felicidade. É mais uma doação de um pai ao filho. 
     Chegará  o  dia  em  que,  como  ressalta  Comte-Sponville, haverá a doação mais difícil e mais bela, e você seguirá seu próprio caminho, provavelmente ao lado de alguém que você ama, e iniciará um novo ciclo familiar, provavelmente na companhia de seu(s) filho(s). Que sua família, então, seja mais integrada e que você não tenha de reinventá-la com migalhas, tal como tem acontecido comigo.

Nenhum comentário: