sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Um mês denso

     Neste  mês  que  você  está  passando  na  casa  da vovó, seus dias têm tido certa programação. Levantar-se por volta das 8h00, tomar café da manhã e ir para a biblioteca, onde lemos juntos, conversamos e eu lhe mostro algumas coisas que tenho por lá. Outro dia lhe mostrei um par de sapatinhos de quando tinha 3 anos, além de uma coleção de roupas daquele tempo. Você se emocionou com essas relíquias de sua infância. Hoje li para você o poema "Morte do leiteiro", de Drummond, que o deixou de lágrimas nos olhos.
     Depois  do  almoço,  você  vai  para  o  computador,  a fim de jogar seus jogos eletrônicos, pelos quais não me interesso muito e coloco um limite na quantidade de horas ali passadas. Após tomarmos o café da tarde e conversarmos, vamos para o campinho de futebol do bairro vizinho, onde treinamos diversos fundamentos do jogo. Estou impressionado com o seu chute, que está bastante certeiro, e com sua habilidade para conduzir a bola. Mas estou treinando-o para usar muito mais a perna esquerda, para cabecear melhor e para proteger a bola com o corpo.
     À  noite  costumamos  ler  um  pouco  mais,  jogar damas ou assistir a um filme. Já vimos bastante Chaplin, que você adora (O Garoto, Luzes da Cidade, O Grande Ditador, O Circo); A Vida de Brian, de Monty Phyton; Amores Brutos, de Iñárritu; O Casamento de Romeu e Julieta, de Bruno Barreto. Mas ontem à noite assistimos também A Estrada, de Fellini. O final, com a morte de Gelsomina e o desespero de Zampanò, que após maltratá-la tanto adquire plena consciência de que a amava, nos fez ir dormir com um nó na garganta. Quando lhe dei o abraço de boa noite, vi que você tinha os olhos rasos d'água.
     Hoje  sairemos  para  um  açaí  depois  do  almoço  e  um passeio pelas ruas centrais. Pérola, que está sempre por perto, vai conosco. No calor e sob o sol intenso de nosso verão, veremos a cidade, nos divertiremos e deixaremos a conversa fluir. A felicidade deste mês resgata muito do que não pudemos vivenciar juntos nestes últimos cinco anos.

Nenhum comentário: